sábado, 21 de novembro de 2009

Realidade Virtual Imersiva e Não Imersiva



A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, isto é, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir esta sensação no utilizador, o sistema utiliza diversos dispositivos, como: o capacete de visualização, as luvas de dados, e os auscultadores. Também é importante considerar a maneira como são utilizados, o local, a posição e as deslocações do utilizador, a distância e a qualidade do som.

A realidade não imersiva, consiste na sensação de não inclusão experimentado pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e através de dispositivos como o rato, teclado e o joystick.

História da RV

O conceito de realidade virtual existiu durante décadas, mesmo que só tenha chegado ao conhecimento do público no início dos anos 90. Em meados da década de 50, um cineasta chamado Morton Heilig achou que a experiência no cinema estimularia todos os sentidos de seu público, levando-o para dentro das histórias de maneira eficaz. Em 1960, construiu um controlo de utilizador simples, chamado Sensorama, que incluía um display estereoscópico, ventiladores, aromas, altifalantes stereo e uma cadeira móvel. Ele também inventou um display de televisão montado no topo, para que o utilizadores pudesse ver TV em 3-D. Os usuários eram públicos passivos para os filmes, mas muitos conceitos de Heilig encontrariam seu caminho no campo da RV.

Realidade Virtual RV


Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Programa Difícil



O programa mais difícil que utilizei foi o AutoCad é um progrma utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D), pela sua complexidade e variedade de funções.

É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica e em vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente disponibilizado apenas em versões para o sistema operacional Microsoft Windows, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX e Mac OS.

Programa Fácil



O programa mais fácil que alguma vez utilizei foi o WordPad, um programa de processamento de texto que devido à sua simplicidade e ao seu número reduzido de funções tornam a sua utilizaçao muito fácil.

Evolução do Windows

Neste post vou mostrar e explicar a evolução do Microsoft Windows.



Primeiro temos o Windows 1, foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 kB de RAM e um disco rígido. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512 kB de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 360 kB cada um. Continha o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, um prompt de comando, o Write, o Painel de Controle, o Paint e programas de comunicação.



O Microsoft Windows 95 (nome de código Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1994, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 90. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.




O Windows 7 é a mais recente versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros. Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista. A versão do Windows 7 para servidores, chamada de Windows Server 2008 R2, tem previsão de lançamento mais ou menos no mesmo periodo que este.

Sistemas Operacionais - Aula 1

Aqui está uma pequena apresentação sobre os Sistemas Operativos

História dos Interfaces


O precursor das interfaces gráficas do utilizador foi inventado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stanford, liderados por Douglas Engelbart. Durante a década de 1960, eles desenvolveram o uso de hiperligações de texto manipuladas com um rato para o NLS. Ivan Sutherland desenvolveu um sistema baseado em ponteiros chamado Sketchpad em 1963, que usava uma caneta de luz para guiar a criação e manipulação de objetos em desenhos de engenharia. Durante a década de 1970, o conceito de hiperligações foi posteriormente refinado e estendido por pesquisadores da Xerox PARC, que foram além da interface de texto, usando uma interface gráfica como a principal interface do computador Xerox Alto, que influenciou a maioria das interfaces gráficas modernas desde então.

A Interface do Utilizador da PARC consiste de widgets gráficos com janelas, menus, caixas de opção, caixas de seleção e ícones. Ela usa um dispositivo de ponteiro em adição ao teclado. Seguido desse sistema PARC, o primeiro modelo baseado somente em interface gráfica foi o Xerox 8010 Star Information System, de 1981.[1]

Interface Gráfica do Utilizador (GUI)


Em informática, interface gráfica do utilizador é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste com a interface de linha de comando.

A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.

O Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.

Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista temos a chamada Windows Aero, com o principal recurso Flip 3D. Para Linux temos vários ambientes gráficos, entre eles, o KDE, Gnome, BlackBox, Xfce, etc.. Há também a opção de não precisar usar ambientes gráficos. Para prover a funcionalidade do ambiente gráfico existem programas como X.org, XFree86.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Maré de Vitórias do S.C.Braga continua



O Sporting Clube de Braga continua invicto na Liga Portuguesa ao levar de vencida o Vitória Sport Clube por 2-0 com golos de Paulo César e de Hugo Viana mantendo-se assim no 1º lugar com 21 pontos e 7 vitórias em outros tantos jogos.

domingo, 27 de setembro de 2009

S.C.Braga soma e segue invicto


O Sporting Clube de Braga somou a sexta vitória consecutiva no campeonato português mantendo assim a liderança da liga.Desta vez a vitória veio a custa do Sporting Clube Olhanense por 1-0.

Depois de uma primeira parte muito equilibrada, a expulsão do guarda-redes Ventura, deu uma segunda metade mais dominadora do Braga acabando por marcar nos minutos finais pelo actual melhor jogador da liga Alan.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Java



Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um "bytecode" que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.

Assembly


Uma linguagem de montagem ou assembly é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitectura de computador específica usa. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemônicos.

Por exemplo, enquanto um computador sabe o que a instrução-máquina IA-21 (10110000 01100001) faz, para os programadores é mais fácil recordar a representação equivalente em intruções mnemônicas MOV AL, 61h. Tal instrução ordena que o valor hexadecimal 61 (97, em decimal) seja movido para o registrador 'AL'.

C++


O C++ é uma linguagem de programação de alto nível com facilidades para o uso em baixo nível, multiparadigma e de uso geral. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.

Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Novas características foram adicionadas com o tempo, como funções virtuais, sobrecarga de operadores, herança múltipla, gabaritos e tratamento de exceções. Após a padronização ISO realizada em 1998 e a posterior revisão realizada em 2003, uma nova versão do padrão da linguagem está em desenvolvimento. Conhecida informalmente como C++0x[2], seu lançamento está previsto para 2009, tornando-se então o padrão C++09[3].

Processamento de Linguagem Natural

A tarefa de processar uma linguagem natural permite que os seres humanos comuniquem-se com os computadores da forma mais "natural" possível, utilizando a linguagem com a qual mais estão habituados. Elimina-se, desta maneira, a necessidade de adaptação a formas inusitadas de interação, ou mesmo o aprendizado de uma linguagem artificial, cuja sintaxe costuma ser de difícil aprendizado e domínio, a exemplo das linguagens de consulta a bancos de dados.

O processamento da linguagem natural emerge nos dias atuais como um instigante e desafiador campo de pesquisa. A motivação para tal estudo fundamenta-se no aperfeiçoamento da interação homem—máquina, a qual ainda é motivo de preocupação para muitos usuários, tendo em vista sua complexidade.

Os prognósticos para o futuro revelam a existência de máquinas capazes de compreender a língua natural, sendo capazes, por exemplo, de atender a comandos expressos na linguagem falada por usuários. Ademais, o desenvolvimento de modelos computacionais da língua natural permitirá um maior processamento de informações, visto que a maior parte do conhecimento humano está registrado na forma lingüística.

Reconhecimento de Gestos


Reconhecimento de gestos é uma aplicação da área de Visão Computacional no qual um conjunto de técnicas de processamento de imagens e análise de séries temporais são utilizados para fazer com que o computador "entenda" um gesto capturado por uma Webcam. A aplicação mais comum é a tradução automática da língua de sinais em voz, no entanto diversas aplicações podem se beneficiar destas técnicas, tais como realidade virtual, robótica, telemedicina, interface homem-máquina, etc.

Reconhecimento de Voz



O reconhecimento de voz envolve a tradução da entrada de fala humana em entrada de recolha de dados, e a da saída de dados em saída de fala. Quando integrado com computadores móveis e LANs sem fios para aplicações logísticas, o reconhecimento de voz aumenta drasticamente a produtividade e a velocidade da recolha de dados para soluções de força de trabalho móvel.

O reconhecimento de voz permite desempenho de tarefas paralelas, o que traz aumentos significativos de produtividade a estas aplicações, comparativamente com soluções baseadas em papel ou portáteis. Com sistemas baseados em papel, bem como com os portáteis, os utilizadores ‘trabalham’ e ‘comunicam’ alternadamente, ‘trabalham’ e ‘comunicam’. Este processo reduz a rapidez dos trabalhadores e faz com que seja perdido tempo durante a rotina de trabalho.

domingo, 20 de setembro de 2009

Biometria (utilidade em informática)

A Biometria estuda as características das pessoas tanto físicas como as comportamentais, podem ser constituidas por muitas partes do corpo humano, como os olhos, os dedos, a palma da mão, a retina ou a íris dos olhos.

As aplicações da Biometria na Informática é a capacidade de identificação pessoal do utilizador.

Foo Fighters: conheça aqui o alinhamento do Greatest Hits


Os Foo Fighters de Dave Grohl anunciaram finalmente o alinhamento da colectânea de êxitos, que chega às lojas no início de Novembro.


Os norte-americanos Foo Fighters anunciaram o alinhamento completo da colectânea Greatest Hits , com edição marcada para o dia 2 de Novembro . O registo contará com duas canções novas : " Wheels " e " Word Forward " (ambas com produção de Butch Vig).

Greatest Hits chegará às lojas em dois formatos : a versão standard e uma edição de luxo , que inclui um livro de 28 páginas com fotos inéditas e um DVD com os telediscos e vídeos captados ao vivo em vários concertos. Veja o alinhamento da colectânea abaixo.

All My Life
Best Of You
Everlong
The Pretender
My Hero
Learn To Fly
Times Like These
Monkeywrench
Big Me
Breakout
Long Road To Ruin
This is a Call
Skin and Bones
Wheels
Word Forward
Everlong (versão acústica)

Volta a Espanha: Valverde confirma vitória



O corredor espanhol Alejandro Valverde (Caisse d'Epargne) venceu a Volta a Espanha depois de concluir na 25.ª posição a 21.ª e última etapa da prova, que terminou com a vitória do alemão André Greipel (Columbia).

Valverde conquista o seu primeiro título numa grande prova de ciclismo, relegando o compatriota Samuel Sanchez (Euskaltel) e ao australiano Cadel Evans (Silence) para o segundo e terceiro lugar do pódio, respectivamente.

A derradeira tirada da Vuelta, que ligou Rivas a Madrid num total de 110,2 quilómetros, terminou ao sprint com o alemão Greipel (3:11:55 horas) a levar a melhor sobre a concorrência.

Kanye vs Taylor MTV VMA's

Numa noite marcada por homenagens de Madonna e Janet Jackson ao rei da Pop, Beyoncé foi distinguida com o "Melhor Vídeo do Ano", enquanto Lady Gaga e Green Day foram também galardoados noutras categorias. Mas não foi isso que impediu Kanye West de estragar a noite a Taylor Swift.

Sonda Vitoriosa Após Desaire Europeu

O S.C.Braga somou ontem,sábado, dia 19 de Setembro de 2009,a quinta vitória consecutiva no campeonato português mantendo-se assim no único clube 100% vitorioso batendo pelo caminho a Académica(1-0), Sporting(1-2), Belenenses(3-1), Marítimo(1-2) e F.C Porto (1-0).
Após o desaire europeu frente ao Elfsborg a equipa minhota, comandada por Domingos Paciência, tem demonstrado uma grande qualidade futebolística e levado de vencida todos os seus oponentes.

Sobre Mim

O meu nome é Manuel Santana Paredes, nasci em Braga, e frequento actualmente o 12º ano de escolaridade no establecimento de ensino Colégio Valsassina. Gosto de praticar desporto e de viajar conhecendo vários países entre os quais Turquia, Macau, Hong Kong e Estados Unidos da América.
Sou adepto do Sporting Clube de Braga e tento o mais possível acompanhar o meu clube ao longo do ano.